Jacobina, 19 de dezembro de 2010.
Aos estudantes de Letras Vernáculas, UNEB - Campus IV.
"Temos guardado um silêncio bastante parecido com a estupidez..."
(Eduardo Galeno)
Em nome do Diretório Acadêmico de Letras Vernáculas, venho externar nosso grandioso agradecimento aos colegas e professores que contribuíram de forma direta e indireta, para a realização do I Encontro de Estudantes de Letras Vernáculas, do Campus IV - UNEB. Ficamos bastante satisfeitos com o apoio de alguns professores que se dispuseram a realizar minicursos e a participarem da mesa redonda discutindo sobre “A formação profissional do estudante de Letras”. Também não podemos esquecer-nos de agradecer aos que, apesar de não poderem ter participado, contribuíram com o apoio e incentivo, algo essencial que nos impulsionou a superar as dificuldades que a todo momento se manifestavam.
Como é do conhecimento de todos, por motivos de ordem superior e gestão financeira, não conseguimos a concretização da "tão esperada" Semana de Letras, durante o ano de 2010. Diante disso, a gestão “Ideologias em ação” do D.A., no intuito de promover um momento em que nós, estudantes da área de Letras, pudéssemos dialogar acerca das produções realizadas no decorrer da vida acadêmica, buscou a realização, ainda que, de imediato, do referido evento. A idéia e o objetivo primordiais giravam em torno da participação e satisfação de todos os estudantes do Curso, principalmente daqueles que sempre reclamam da não realização de eventos direcionados à nossa área de estudo. Esperávamos uma maior participação e compromisso dos discentes, já que, a formação que tentamos construir dentro da Universidade pública (e não GRATUITA!) baseia-se em políticas de melhoramento da sociedade a qual pertencemos. Infelizmente presenciamos, mais uma vez, o descaso dos alunos em relação ao seu próprio Curso, pois, em outros eventos ocorridos dentro do Departamento e, diga-se de passagem, com valores de inscrições bem mais relativos do que o nosso, a turma de Letras mostrou-se assídua.
Entendemos que não podemos obrigar a participação em massa, embora desejássemos que isso ocorresse, visto que, se transformaria numa manifestação para que o Curso de Letras Vernáculas do Campus IV da UNEB – Jacobina, ganhasse vez e voz.
Está impregnado no ser humano brasileiro, valorizar apenas o que é de fora, o que não conhece e, talvez por isso, muitos tenham deixado de participar do evento. Lamento! Creio que, tanto para a comissão organizadora, os próprios monitores que “vestiram a camisa” literalmente, quanto para os professores que ministraram seus minicursos, o evento contribuiu em algo, por menor que fosse. Nós todos saímos do marasmo das aulas cotidianas e vivenciamos algo diferente, novo!
Os entraves foram muitos, por vezes, pensamos que o Encontro não fosse ocorrer. O planejamento feito foi modificado por questões externas, as quais não podíamos interferir, mas apesar das intempéries, conseguimos galgar a efetivação do movimento.
Aos que utilizaram esses dois dias de realização de Encontro (16 e 17/12/2010) para tirarem folga, descansarem ou ausentarem-se da UNEB; aos que não consideraram o evento importante ou reduziram seu valor a ponto de não merecer atenção, só temos a dizer que, enquanto atitudes iguais a estas continuarem a acontecer, continuaremos a ter um curso de Letras Vernáculas APAGADO ou até mesmo, MORTO dentro desse pequeno universo que fazemos parte.
Não continuamos no Ensino Médio, mas às vezes, nossas atitudes dão a ideia de que fazemos parte de uma ESCOLINHA! Nós somos os culpados, os verdadeiros culpados pelo que recebemos...
Jamille Araujo
6º semestre de Letras Vernáculas
Vice – presidente do Diretório Acadêmico de Letras Vernáculas.
--
Diretório Acadêmico
Letras Vernáculas
UNEB - DCH - Campus IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário